quarta-feira, 9 de julho de 2008

Inverno aumenta em 30% os casos de infarto


Instituto Nacional de Cardiologia alerta: inverno aumenta em 30% os casos de infarto Baixas temperaturas fazem o corpo liberar catecolaminas, que contraem vasos sangüíneos

Fazer exercícios físicos durante o inverno, somente bem agasalhado, recomendam os especialistas

O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) faz um alerta para pessoas acima do peso. Na época de inverno, os infartos são mais comuns, tendo um aumento de até 30% no número de casos da doença, principalmente quando a temperatura está abaixo dos 14 graus.

A recomendação do Instituto é para que as pessoas que convivem com fatores de risco, como colesterol elevado, tabagismo e obesidade, devem evitar a variação súbita de temperatura, pois o choque térmico pode provocar, além do infarto, angina, arritmia e até acidente vascular encefálico (AVE).
Isso devido aos receptores nervosos da pele que, quando sentem o frio, estimulam a liberação de catecolaminas (substâncias que, dentre outros efeitos, contraem os vasos sangüíneos). Com isso, a pressão sangüínea aumenta, podendo levar a ruptura de placas de gordura no interior das artérias.

Os grupos de risco que sofrem mais com a chegada das temperaturas frias ainda são os hipertensos e diabéticos. Segundo o Instituto, essas doenças atingem a circulação sangüínea e ficam mais intensas com a chegada do frio.